• E-mail

    info@bencaodogado.pt

A todos os Riachenses.

Vem ai a Festa da Bênção do Gado, a qual, esta nova direção terá, com toda a certeza, muito gosto e orgulho em organizar.

Esta não é mais uma festa, nem mais uma obrigação de calendário, é um momento aguardado por cada um dos Riachenses para poder celebrar o que somos e temos de melhor, a nossa cultura. Cultura esta que orgulhosamente se mantêm ligada às tradições do passado, mas com um pé no presente e um olho no futuro. Somos uma população dinâmica e “vaidosa” que a cada 4 anos se junta para fazer a maior festa do concelho de Torres Novas e uma das mais singulares do país.

Temos como objetivo renovar o interesse que existe na festa, não só pela comemoração do povo, mas também pela sua razão de existência que é o cortejo, baseado na celebração religiosa e ligação à agricultura, ainda tão enraizada na nossa cultura.

Neste sentido os momentos altos da nossa Festa continuarão a ser o Cortejo e a vinda do Senhor Jesus dos Lavradores, onde eu peço desde já a todos os Riachenses, que se envolvam e se vistam a rigor para estes momentos, mantendo com intransigência o cunho Tradicional, que por ventura será diferente porque os tempos também são outros.

Deixo também o desafio para que nos contactem com ideias. Estamos abertos para qualquer atividade, pessoa ou grupo que se queira envolver na festa.

Por fim só me resta desejar que a festa corresponda a todas as expectativas dos RIACHENSES.

Carlos Graça